domingo, 19 de julho de 2009

OBESIDADE EM ANIMAIS

Li recentemente que os cães se parecem com os donos. Então, nesse caso, sou brava, teimosa, chucra e gorda. É verdade que ando precisando perder uns quilinhos, mas ainda não mordi alguém hoje. Esse é o perfil da minha cachorrinha, Katusha, que só faz o que quer, e ela nunca quer se exercitar. Pensando bem, tudo a ver comigo, esses psicólogos de animais sabem mesmo das coisas. Acho melhor eu começar a dar o exemplo...

Já que o que vale para seres humanos, vale para os animais, gostaria de alertar para o problema da obesidade. Como todo dono que faz tudo errado, morria de pena quando comia alguma guloseima e não podia oferecer uma porção aos bichanos. Um pedacinho de bolo aqui, vários biscoitos ali, ela foi engordando. E ao contrário do que dizem, os animais são gulosos sim, e sabem a diferença entre uma lasanha e a insossa ração canina. Fica a cargo dos donos a tarefa de colocar limites. Descobri que dizer não também é uma demonstração de amor.

Infelizmente, aprendi da pior maneira, quando os problemas de saúde começaram a surgir. Cães obesos sofrem inúmeras doenças, como problema de coluna, já que não suportam o peso, coração e colapso de traquéia, um problema muito grave, ocasionado pela obesidade. Minha cachorrinha tem todos esses problemas, apesar de já ter emagrecido bastante. Hoje, só come ração, com algumas guloseimas permitidas pela veterinária, como cenoura, queijo light e peito de frango, tudo em pequena quantidade. Mas ela ainda precisa emagrecer mais. Já que não é possível cortar mais alimentação, o jeito é colocar o pé na estrada e caminhar. Mas quem disse que ela quer? A luta é grande, mas espero vencer, pelo bem dela. Vai entrar no Guinness book por ser o único cão que detesta passear. Nisso ela e a dona são diferentes, a dona também detesta exercícios mas adora um passeio.

3 comentários:

Isa disse...

É, ficamos tentados a dar todos os petiscos para nossos amiguinhos.... mas não faz bem pra eles.
Tenho uma obesinha aqui, mudei de um apartamento para um sitio e agora ela emagreceu um pouco. Tem 10 anos, preciso cuidar mais dela

Bjs
Isa

Yatta disse...

Comecei a fazer mais exercícios com minha cachorrinha... Assim como eu, ela é carente, e tá ficando meio gordinha (eu memso, andei engordando muito nos ultimos meses, e ela tbm X.x)... Estava na hora de eu fazer exercícios! ^^"

Cristina Ramalho disse...

Oi Lu, uma amiga me indicou seu blog, disse que é sua amiga! Gostei muito!! Estou com um mestiço de coocker que resgarei em 10 de julho, num dia de muita chuva, todo sarnentinho, agora está uma graça, coisa linda de se ver...rs... Tbém publico algumas coisas para os animais em meu blog, qdo quise fazer uma visitinha...beijos